I. EDC 960 - Estágio de Biologia
Programa de Disciplina

  • 2004.1

Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências

Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia

Programa de Disciplina

Código

  • EDC 960

Disciplina

  • Estágio de Biologia

Ano

  • 2004.1

Carga Horária

  • T = 00
    • Créditos = 00
      • Pré-requisitos
        • Conclusão do Curso
  • P = 30
    • Créditos = 01
  • E = 90
    • Créditos = 02
  • Total = 120
    • Créditos = 03

Professora Valdeci dos Santos

Ementa

Analisa crítica e prática docente à luz dos aspectos metodológicos, desenvolvimento dos conhecimentos específicos no ensino de Biologia do 2º grau, considerando os princípios psicopedagógicos em atividades de observação, co-participação e regência de classe.

Objetivos

  • Analisar a prática docente considerando referenciais teóricos relativos à metodologia de ensino.
  • Discutir conteúdos específicos que contribuem para uma análise do ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Abordar recursos didáticos que contribuem para a construção/(des)construção do processo ensino–aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Realizar Estágio Supervisionado, no Ensino Médio, considerando a análise crítica desse processo.
  • Analisar algumas das tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de de Biologia no Ensino Médio.
  • Planejar ações que possibilitem uma leitura crítica da prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Discutir sobre a construção do conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Discutir sobre a perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.

Conteúdo Programático

  • Estágio Supervisionado: análise crítica e ação dialética
  • Projeto de Estágio
  • Prática Docente: fundamentos teóricos
  • Prática Docente e Formação de Professores
  • Tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Ensino de Biologia no Ensino Médio: limites e possibilidades
  • O Processo Ensino–Aprendizagem no Ensino de Biologia no Ensino Médio
  • As Novas Tecnologias no Ensino de Biologia
  • Conteúdos específicos da Biologia no Ensino Médio: abordagem do núcleo que caracteriza a disciplina – Vida e Evolução
  • O conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.
  • Etnobiologia: um novo olhar sobre o conhecimento prévio (sistemas de crenças) circulante na sala de aula.

Metodologia

  • A disciplina devido ao caráter específico constitui-se, metodologicamente, em quatro momentos articulados:
    • Momento 1: Elaboração de Texto teórico sobre O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA DE BIOLOGIA enfocando legislação vigente, reflexão sobre a prática docente fundamentada no processo de formação do professor, destacando alternativas metodológicas pretendidas no Estágio contextualizando a opção da modalidade de estágio.
    • Momento 2: Construção da proposta de observação, co-participação e regência considerando a análise crítica da prática pedagógica professor de Biologia.
    • Momento 3: Estágio Supervisionado.
    • Momento 4: Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.
Modalidade de Estágio Supervisionado
  • A ser construída com a turma.

Avaliação

  • A avaliação será construída no movimento dos quatros momentos, sendo referências:
  • Elaboração de Proposta Pedagógica para Estágio Supervisionado
  • Estágio Supervisionado
  • Produção de Textos articuladores
  • Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.

Bibliografia

  1. Estágio Supervisionado e Prática Docente

AGUIAR, Maria C. Antunes. O estágio, momento síntese do curso de licenciatura: a relação teoria-prática. Revista Tópicos Educacionais , Recife: Universidade Federal de Pernambuco, v. 5, n. 1/3, p. 75-86, 1987.

ALLAIN, Luciana, VAZ, Arnaldo. Saberes docentes de futuros especialistas em ensino de ciências – modalidade: biologia e ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 402-405.

AMORIM, Antonio Carlos R. Construção prático-teórica de metodologias de ensino para as disciplinas eletivas do curso de licenciatura em ciências biológicas da UNICAMP. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 449-452.

ANASTASSAKIS, Lea. A dimensão afetiva na relação pedagógica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 14)

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar . 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 128 p. (Série Prática pedagógica).

BARCELOS, Nora Ney S., VILLANI, Alberto, Paula, Luiza N. B. de, MINTO, Waletr José. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 374-378.

BARZANO, Marco A. L. Buscando refletir a prática de ensino de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 472-475.

BASTOS, Fernando. Prática de ensino de ciências e biologia: estágio de regência desenvolvido com base em programações de ensino produzidas por meio de trabalho coletivo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 460-464.

BIANCHI, Anna Cecília M., ALVARENGA, Marina, BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 2 ed. Ver. São Paulo: Pioneira Tomson, 2002.

BUENO, Shirley Neves. Concepções de saúde e educação continuada de professores das series iniciais: algumas considerações. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 481-483.

CARVALHO, A. Maria P. Memórias da prática de ensino. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 247-252, jul./dez. 1992.

CASTRO, Amélia Domingues. A memória do ensino de Didática e Prática de Ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 233-240, jul./dez. 1992.

CASTRO, E. Bertholine. Estágio supervisionado: uma busca de uma estratégia metodológica ativa. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 65-7.

CERRI, Yara Lygia Sáes. O exercício de pesquisa como instrumento de reflexão na prática de ensino de ciências e biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 441-445.

CORAZZA-NUNES, Maria J., MOREIRA, Ana Maria O. R. Estágio supervisionado em Biologia: uma integração às reais necessidades dos alunos do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 427-430.

DIAS, Márcia Cristina E., SELLES, Sandra Escovedo. Desenvolvimento profissional sob a perspectiva da educação continuada para professores de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 406-411.

DINIZ, Renato Eugenio da Silva, CAMPOS, Luciana M. Lunardi. Uma experiência de ensino com professores de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

FRANZONI, Marisa et al. Estagio supervisionado: a contribuição do aluno na formação do futuro professor de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 366-70.

GIONATTO, Dulcinéia Ester Pagani, NORIS, Dora Maria de Almeida. Parceria na prática de ensino: estágio supervisionado a partir de um plano de trabalho integrado entre escola pública, professores e estagiários. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

GOMES, Maria Margarida, FERREIRA, Márcia Serra. A prática de ensino na formação docente: um exemplo no colégio de aplicação da UFRJ. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 430-434.

KRASILCHIK, Myriam. Um caso de estágio na preparação de professores de Biologia. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 12, n. ½, p. 291-294, jan./dez. 1986.

KRASILCHIK, Myriam. O professor de prática de ensino: um edificador de pontes. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 32-34, 1988.

LEVY, Maria Inês Copello. A mediação da reflexão dialógica como parte de um processo de formação inicial de professores de Biologia que procura um “saber fazer” fundamentado. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 420-424.

LOPES, Daniela Pereira, BARCELOS, Nora Ney S. Implicações do planejamento de ensino na formação e prática docente do futuro professor, segundo estagiários de Biologia na Universidade Federal de Uberlândia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 391-395.

MOREIRA, Ana Maria O. R., CORAZZA-NUNES, Maria J. Repensando o microensino na formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 445-8.

MOREIRA, Juliana de Cássia, MENDES, Eveline A., OLIVEIRA, Heloisa Helena Marques. Concepções prévias de futuros professores dos cursos de licenciatura em ciências biológicas da UFMG sobre tópicos de fisiologia vegetal. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 399-401.

MOURA, Francisco das Chagas Morais. Desenvolvimento de habilidades experimentais junto aos professores de biologia do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 477-

OLIVEIRA, M. Mariane, MAFFIA, A. Maria C. Concepções dos licenciandos sobre o ato de ensinar e aprender e seus desdobramentos em sala de aula. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 370-3.

PARREIRAS, Márcia Maria Martins, PEREIRA, Júlio Emilio Diniz. Análise do perfil dos alunos de licenciatura do curso de ciências biológicas (noturno) da UFMG (1994-199). In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 411-413.

PENSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina G.,FERREIRA, Francesca Werner. Concepções dos/as graduandos/as, do curso de ciências plena – hab. Biologia e química sobre o tema “ecossistema” e o modo de ensina-lo no fundamental. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 414-419.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Professores de prática pensando a didática. In: Cadernos do CEDES , n. 21. São Paulo: Cortes, 1988. p. 6-12

PEREIRA, J. E. Diniz. Projetos didáticos de pesquisa na prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 464-8.

PEREIRA, Marsilvio Gonçalves. Uma experiência em instrumentação para o ensino de biologia levada a efeito no departamento de metodologia da educação (DME) da Universidade Federal da Paraíba. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 434-437.

PIZZO, Silvia Vilhena, LIMA, Emilia Freitas de. Aprendendo a ser professora: os primeiros passos da docência sob o olhar de professoras experientes. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 09)

POMPERMAYER, Claudionora, MAFFIA, Ângela Maria de Carvalho, SALES, Ana Rute, SAIKI, Marina Yuriko. Relato de experiência em prática de ensino de biologia para educação de jovens e adultos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 452-455.

SÁ, E. R. Andrade. Observações sobre práticas docentes na área de ciências biológicas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 395-9.

SCHLICHTING, Maria Cristina Maranhão. Refletindo sobre a contribuição da metodologia da pesquisa na formação do professor. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 476-477.

SEINO, Jury Patrícia Mendes, PECHLIYE, Magda Medhat. Estudo do meio no litoral norte: uma estratégia de ensino e de reflexão sobre a prática docente. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 468-472.

SILVEIRA, F. P. R. Assis. A prática de estagio supervisionado no curso de ciências biológicas e sua articulação com disciplinas afins. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 455-9.

TOLEDO, Maria Inez Melo, MARTINS, Carmen Maria de Caro, BRAGA, Selma A. de Moura. Uma experiência de ensino a distância – um curso sobre a nutrição vegetal para professores de ensino fundamental e médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 424-427.

VASCONCELOS, Simão Dias. Re-estruturação do curso de licenciatura em ciências biológicas (UFPE): identificação do perfil do aluno. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 378-383.

ZUANON, Átima Clemente Alves, DINIZ, Renato Eugenio da Silva, ZUANON, Jener Alexandre Sampaio. Prática de ensino envolvendo a participação de alunos na confecção e utilização de material didático de biologia: relato de experiência. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

  1. Formação de Professores de Biologia

BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo : Escrituras, 1998.

CARVALHO, Anna M. P., GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. 120 p.

CHAVES, Silvia Nogueira. Diários de aula: uma experiência na formação docente. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

FREITAS, Denise et al. Interdisciplinaridade e formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 517-21.

SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo : Ática, 1996. p. 97-117.

MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.

  1. Novas Tecnologias

ALMEIDA, Ivanete B. P., SOARES, Suely Aparecida G. Um projeto em construção: o uso da internet na escola pública. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 11)

BARRETO, Renata Biscaia Raposo. A Internet como instrumento de ressignificação do papel do professor. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 11)

BOCCHETTI, André, CECCATTO, Vânia M. O uso do computador no ensino da biologia: aplicações com o uso da seqüência fedathi. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM.

LADEIRA, Lílian Escobar Bueno, JACUK, Renata Maria G. R., BITENCOURT, Marisa Dantas. Uso de websites educacionais no ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SILVA, Sandro Luiz da. As novas tecnologias em educação e comunicação: a linguagem e a leitura na Internet como instrumento para a criação de novas práticas pedagógicas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 07)

  1. Metodologia de Ensino (Oficinas, Projetos, Jogos, Trabalho de Campo, Experimentação, Discussão, Produção de Guia, Estudo Dirigido)
ALVES-CABRERA, Lilian Cristina Mello. Horta orgânica um projeto interdisciplinar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 08)

AMOR, Ana Lúcia Moreno, ADORNO, Elinsmar Vitória, CARVALHO, Mônica, ASSIS, Francisco. Mostra musical sobre temas biológicos. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 04)

AZZONI, Luciana Maria. A genética no ensino médio: estudo experimental da herança em drosofilas. In : ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 818-821

BIZZO, Nélio, OTHERO, Fernanda. O “método dos projetos” no ensino de ciências: reflexões sobre seis anos de aplicação. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

BRAGA, Magda Friche, MOREIRA, Moacir Alves. Metodologia de ensino: ciências físicas e biológicas. Belo Horizonte: Lê: Fundação Helena Antipoff, 1997. 72 p.

BUENO,, Lílian Escobar, CARNEIRO, Nancy M. A universidade pública e o ensino básico: um projeto de fisiologia animal. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 816-818

CARVALHO, Luciane Gomes de, MAFFEI, Eliane Mariza Dortas. O ensino da transcrição e tradução por meio de modelagem no ensino médio. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM.

DELIZOICOV, Demétrio, ANGOTT, José André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1991. 205 p.

DIAS, Márcia C. E., LIMA, Maria J. Girão S. Flutuação dos corpos: uma experiência possível na escola?. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

DIAS, Sheila dos SANTOS. Propostas de atividades de classes para a integração aluno-conteúdos-comunidades. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

FAVETTA, Leda Rodrigues de Assis, FARIA, Sandra Mara. Célula, divisão celular e clonagem: uma forma lúdica de ensinar. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 01)

FUNDAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIENCIAS. Laboratório básico polivalente de ciências para o 1º grau: manual do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1983. 447 p.

GALLO, Mônica V., DINIZ, Renato E. S. A observação de aves como atividade didática no ensino de 1º grau: levantamento de espécies e produção de um guia básico de observação. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

JORDÃO, Rosana dos Santos, et al. Uma nova perspectiva para utilização de experimentos em aula de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Habra, 1983.

LIMA, Josilda Batista. A arte enquanto linguagem na ação pedagógica do professor de Ciências/Biologia: uma competência/habilidade a ser desenvolvida. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 05)

LIMA, Josilda Batista, SILVA, Reginaldo Carvalho da. Biologia (en)cena na praça: recriando a arte de educar, apresenta "mambembes da bio. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 02)

LOMBARDI, Lucia M. S. S. A contribuição da prática do jogo para a formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 13)

LOPES, Gilmara Célia L. Rodarte. Lançando um olhar crítico sobre as saídas de campo em Biologia através do relato de uma experiência. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

MACIEL, Carla Mendes, et al. Estudo dirigido sobre o papel do RNA no controle da síntese de proteínas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 833-837

MAYER, Margareth. Uma metodologia interdisciplinar para trabalhar a respiração pulmonar. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 826-829

MATSUSHIMA, Kazue. Educação ambiental: guia do professor de 1º e 2º graus. São Paulo: CETESB, 1987. 285 p.

OTHERO, Fernanda Nascimento, MORITA, Eliana Midori. Projeto SKY: desmitificando o ensino da astronomia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

PARREIRAS, Márcia Maria M. et al. Os crustáceos e o ecossistema do manguezal – uma nova proposta para o ensino da Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 840-842

PHILIPPI, Luiz S., ROSA, Antonio C. M. Construção de um planejamento pedagógico utilizando matrizes e considerando os temas transversais. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 823-826

SANTOS, Ana Maria Pereira dos, OTHERO, Fernanda Nascimento. A utilização de projetos de ciências no combate ao mosquito da dengue. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

SILVEIRA, Maria J. Martins, et al. Aprendizagem lúdica da síntese de proteína. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SONCINI, Maria Isabel, CASTILHO JÚNIOR, Miguel. Biologia. São Paulo: Cortez, 1991. 179 p.

STONA, Alessandra C. S. Projeto de iniciação científica, por módulos, num grupo de crianças de nível e idade heterogênea. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

TOLENTINO, Luiz C. B., GRANATO, Suzana F. Projeto aves: observação de aves urbanas através de um projeto de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 821-823

VALOTTA, L. A., et al. Freqüência de genes em populações: subsídios para o ensino de evolução e seleção natural. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 837-840

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996. 149 p.

WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 244 p.

ZAMONER, Maristela. Ações contra o câncer de mama realizadas por alunos do ensino fundamental e médio mediante levantamento de dados em Campina Grande do Sul – PR. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 829-832

  1. Recursos Didáticos
CARVALHO, Luciene Gomes, MAFFEI, Eliane Mariza Dortas. O ensino de transcrição e tradução por meio de modelagem no ensino médio. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM.

MACIEL, Carla Mendes, et al. Um modelo com massa de modelar para o estudo da meiose. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM

PELLACANI, Maria Goreti. Música e mediação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.

PEREIRA, Marsilvio Gonçalves. Produção de recursos didáticos para educação ambiental: uma experiência vivida na prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

PINTO, Gisnaldo Amorim, MARTINS, Isabel. Evolução nos livros didáticos de biologia: uma análise retórica. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SABATTA, Cláudio Ernesto, SABATTA, Délcia do Socorro Erculano de Lima, CARNEIRO, Maria Helena da Silva. As imagens no ensino de biologia. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 03)

SHIMAMOTO, Delma Faria. “Torrinha digestória”. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

  1. Conteúdo Conceitual

CALZOLARI NETO, Anselmo João. Forma e conteúdo: considerações acerca da evolução conceitual refletida na prática pedagógica de uma professora de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

CANTIELLO, Ana Cristina, TRIVELATO, Silvia L. F. O conceito de herança biológica, as provas vestibulares e o currículo do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

COLOMBI, Argiro N. K. O conceito de ser vivo numa abordagem relacional: um possível enfrentamento no ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino de aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000. 182 p.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira. O conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico de professores de biologia, em relação às doenças infecciosas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

FERNANDES, José A. Barroso, A Biologia no ensino fundamental: os conteúdos de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

FERRARI, Nadir. Clonagem: um exemplo de texto a ser utilizado em aulas de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

GRANDINI, Rosana. Pesquisa sobre bactérias, higiene e contaminação de alimentos, realizada por alunos do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

LEITE, Raquel Crosara Maia. A história da ciência no ensino: um material de consulta para professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

LIMA, Maria J. Girão S. O conceito de cadeia/teia alimentar como base para a discussão do processo de transposição didática. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

MATOS, Legner Wagner Pastor, CESSHETTI, Fabio. Sexualidade – dimensão fundamental da adolescência. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

NAZARI, Evelise Maria, ett al. Uma proposta metodológica para o ensino de embriologia humana. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

RIBEIRO, Telma Fernanda. A educação ambiental no ensino formal: problemas e perspectivas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 12)

ROSA, Vivian Leyser, et al. O tema evolução entre professores de Biologia não-licenciados – dificuldades e perspectivas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SANTOS, Silvana, siedschlag, Ana Carolina. As produções artísticas e as idéias cotidianas sobre a evolução dos seres vivos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SCHEID, Neusa Maria John, PENSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina G. O conhecimento genético e a prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SCHEID, Neusa Maria John, SANTOS, Eliane Gonçalves dos. Os conteúdos desenvolvidos em biologia e as expectativas dos alunos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SENA, Eni Faria. A seleção de conteúdos escolares da prescrição à ação docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 10)

SILVA, Mônica Alves. Aula diferenciadas sobre seres vivos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

TOLEDO, Maria Inez Melo., MARTINS, Carmen Maria de Caro. Equívocos conceituais de genética apresentados por professores do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

  1. Gerais

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim G. Multirreferencialidade nas ciências e na educação . São Carlos: Ed.UFSCar, 1998. p. 24- 41.

BAHIA. Departamento de ensino. Conteúdos programáticos para o ensino médio : formação geral / lei 7.044. Salvador: Departamento de ensino, 1993. 119 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. Salvador: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, s.d. 184 p.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

COULON, Alain. Etnometodologia e educação . Petrópolis: Vozes, 1995. 205 p.

CRUZ, Anamaria C., PEROTA, Maria L. L. R., MENDES, Maria T. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) . Rio de Janeiro: Interciência: Niterói: Intertexto, 2000. 71 p.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição . Campinas: Papirus, 1999. 167 p.

LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.

MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.

MAIA, Eny, CARNEIRO, Moaci. A reforma do ensino médio em questão. São Paulo: Biruta, 2000. 131 p.

MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.

MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação : novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. 144 p.

NUNES, Clarice. Diretrizes curriculares nacionais: ensino médio. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 152 p.

POSEY, Darrell Addison. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, Berta G. (Coord.). Suma etnológica brasileira . V.1 - Etnobiologia. 3 ed. Belém: Ed.UFPA, 1997a. p. 1-15.

SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. 275 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. 279 p.