Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas

Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico Revista Metáfora Educacional

(ISSN 1809-2705) – versão on-line

Grupo de Pesquisa Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas

Autoria: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos


Revista indexada em:

NACIONAL

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / Ministério de Educação (Brasil) - Qualis 2013 (atualizado em 27/set./2015): Ciências Biológicas: Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4), Ciências Humanas: Psicologia (B4), Ciências Humanas: Educação (B4), Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (C), Multidisciplinar: Ensino (B2) - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

INTERNACIONAL

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GOOGLE SCHOLAR http://scholar.google.com.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

REBIUN (Red de Bibliotecas Universitarias Españolas) - http://www.rebiun.org

 

 

n. 21 (jul. - dez. 2016), dez./2016 – Educação em Movimento

 

 

O O artigo I (Inédito) - LEONEL, André Ary; ROSA, Selma dos Santos; ROSA, Valdir. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CNMT – apresenta três práticas pedagógicas (Hands-on-tec, Blogs e o Laifi) desenvolvidas e aplicadas em escolas públicas de Educação Básica no estado de Santa Catarina. São elas:. p. 3-23.

O artigo II (Inédito) - FREITAS, Brucce Sanderson Prado de; et al. REPRESENTAÇÕES SOBRE CIENTISTAS ENTRE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA E QUÍMICA – busca compreender a concepção dos alunos sobre aspectos relacionados à Ciência. p. 24-51.

O artigo III (Inédito) - GIORDANO, Cássio Cristiano. PROJETOS INTERDISCIPLINARES E LETRAMENTO ESTATÍSTICO – apresenta resultados sobre letramento estatístico numa abordagem por meio de projetos interdisciplinares, neste caso em particular, entre Língua Portuguesa e Matemática. p. 52-87..

O artigo IV (Inédito) - SAIBERT, Cristine; FERNANDES, Carolina dos Santos. COMPREENSÕES DE DOCENTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA TEMÁTICA DROGAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA – analisa as compreensões de docentes de Química do Ensino Médio sobre a temática das drogas, de modo a caracterizar como o olhar desses professores sobre o tema pode contribuir para o entendimento e discussão do assunto nas escolas, bem como identificar limites e possibilidades no tratamento do tema nas aulas de Química da Educação Básica. p. 88-116.

O artigo V (Inédito) - CARNEIRO, Daise Oliveira; JUNQUEIRA, Maria Elizangela Ramos. A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE NO CONTEXTO DA CRECHE: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – descreve uma experiência pedagógica realizada através de sequência didática no ensino de Educação ambiental e saúde para crianças em uma creche pública do município de Serrinha - BA, inserida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado da Bahia. p. 117-142.

O artigo VI (Inédito) – JUNQUEIRA, Maria Elizangela Ramos; SILVA, Márcia Raimunda de Jesus Moreira da. DEFICIÊNCIA VISUAL E SEXUALIDADE: ROMPENDO PARADIGMAS COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS –apresenta um relato de experiência do programa PIBID, no Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Necessidade Educativas Especiais (CAPENE). p. 143-173.

O artigo VII (Inédito) – RIBEIRO, Rafael Abdala Mendonça; SILVA, Roberto Ribeiro da. ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA ENFOCANDO EXPERIMENTOS, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SISTEMAS CONCEITUAIS – o trabalho se propõe a realizar uma abordagem dos conceitos da tabela periódica como conceitos científicos. p. 174-204.


O artigo VIII (Inédito) – SANTOS, Daniela Batista; MAGALHÃES, André Ricardo. TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁXIS DOCENTE E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. – apresenta uma pesquisa qualitativa que reflete sobre a Teoria das Situações Didáticas (TSD) como alternativa pedagógica para a construção de conhecimentos matemáticos e o desenvolvimento autônomo do educando. p. 205-243.

O artigo IX (Inédito) – SANTOS, Adriana de Souza; COSTA, Ivaneide Alves Soares da. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DIDÁTICO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PROPOSTA DE APOIO AO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS - apresenta os critérios de construção e validação de um Roteiro de Análise do Potencial Didático de Espaços Não Formais de Ensino, o RAPDENFE. p. 244-277.

O artigo X (Inédito) – CHACHA; Adriana Batista Santos; ARAÚJO, Valmir Henrique. O GRUPO ENCANTARTE E A APLICABILIDADE DA LEI Nº 10.639/2003, NA ESCOLA MUNICIPAL MARGARIDA PEREIRA - apresenta uma pesquisa realizada com os integrantes do grupo Encantarte e a Escola Municipal Margarida Pereira, situada na cidade de Itabuna - Bahia, acerca das ações desenvolvidas pelo grupo com relação à aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003. p. 278-302.

O artigo XI (Inédito) – FIAES, Juliana de Jesus; SANTOS, Daniela Batista; MAGALHÃES, André Ricardo. DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU: ANÁLISE E PERSPECTIVAS - apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução de problemas com equação polinomial do primeiro grau. p. 303-339.

O artigo XII (Inédito) – SILVA, Josilaine Santina da; MASSAHUD, Regla Toujaguez La Rosa. ESTUDO DO MEIO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TURMA DO 9º ANO EM ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ - AL –apresenta o projeto Estudo do Meio desenvolvido com alunos do 9º ano em uma escola pública de Maceió – AL, objetivando contribuir com a Educação Ambiental no ensino formal da disciplina Geografia. p. 340-364.

O artigo XIII (Inédito) - BRAGA, Ângela Maria de Araújo; et al. DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA PARA O CONSUMO HUMANO NA ZONA URBANA DE CIDADES DO SUDOESTE BAIANO: REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - analisa a qualidade da água consumida pela população do Sudoeste baiano, nas cidades de Guanambi e Caetité, higienização de reservatórios e discussão sobre os resultados das pesquisas por membros da população. p. 365-395.