Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas
Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico
Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos.

Editora: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos (Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas) - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713
http://www.valdeci.bio.br/revista.html

Revista indexada em:

 

NACIONAL

WEBQUALIS - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam - da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação - Brasil), em nove (atualizado em 27/out./2013) subáreas do conhecimento (conforme tabela da CAPES/2012): Ciências Biológicas: Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4), Ciências Humanas: Geografia (B4), Ciências Humanas: Psicologia (B3), Ciências Humanas: Educação (B4), Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (B4), Linguística, Letras e Artes: Artes/Música (B5), Multidisciplinar: Ensino: Ensino de Ciências e Matemática (B2), Multidisciplinar: Biotecnologia (C).

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br


INTERNACIONAL

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

REBIUN (Red de Bibliotecas Universitarias Españolas) - http://www.rebiun.org

 

n. 18 (jan. – jun. 2015), 1 jun. 2015 – Gênero, Saberes e Formação de Professores


O artigo I (Inédito) - AMORIM, Ivonete Barreto de; RABINOVICH, Elaine Pedreira. ENTRE CASULO E ASA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS-ESTUDANTES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO NO PARFOR (Between cocoon and wing: narratives of teachers-students through training in parfor) - analisa como os posicionamentos do “eu” dialogam e se movem ao longo do processo formativo oferecido pelo Plano Nacional da Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Palavras-chave: Self dialógico. Narrativas. Professoras-estudantes. Formação no PARFOR. p. 3-24.

 

O artigo II (Inédito) - GUIMARÃES, Luzinete de Araújo Lima; MOURA, Maria da Glória Carvalho. EDUCAÇÃO E SAÚDE: UM ESTUDO DAS PLANTAS MEDICINAIS (Education and health: a study of medicinal plants) - analisa o uso de plantas medicinais com base em conhecimentos populares, visando à educação no cuidado da saúde, cura de enfermidades e sua correlação com o conhecimento científico. Palavras-chave: Educação. Saúde. Plantas Medicinais. Saberes Populares. Saberes Científicos. p. 25-43.

 

O artigo III (Inédito) - SANTOS, Selma dos. A MULHER FEITICEIRA, A MULHER PASTORA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO E/OU UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA (The witch woman, a pastor woman: a gender issue and/or biblical interpretation one) - busca responder as questões: como a sociedade patriarcal trata a mulher? Por que as mulheres não podem assumir o papel de pastora? Palavras-chave: Gênero. Opressão à mulher. Interpretação bíblica. Liderança eclesiástica. p. 44-58.

 

O artigo IV (Inédito) - SILVA, Kátia Regina Xavier da. CARACTERÍSTICAS DE CRIATIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA (Characteristics of creativity in pedagogical practice) - objetiva caracterizar a criatividade e analisar algumas repercussões e implicações das práticas pedagógicas criativas para o trabalho escolar. Palavras-chave: Criatividade. Prática pedagógica. Formação de professores. p. 59-78.