Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas
Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico
Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos.

Editora: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos (Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas) - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713
http://www.valdeci.bio.br/revista.html

Revista indexada em:

 

NACIONAL

WEBQUALIS - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam - da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação - Brasil), em nove (atualizado em 27/out./2013) subáreas do conhecimento (conforme tabela da CAPES/2012): Ciências Biológicas: Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4), Ciências Humanas: Geografia (B4), Ciências Humanas: Psicologia (B3), Ciências Humanas: Educação (B4), Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (B4), Linguística, Letras e Artes: Artes/Música (B5), Multidisciplinar: Ensino: Ensino de Ciências e Matemática (B2), Multidisciplinar: Biotecnologia (C).

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br


INTERNACIONAL

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

REBIUN (Red de Bibliotecas Universitarias Españolas) - http://www.rebiun.org

n. 17 (jul. – dez. 2014), 1 jun. 2015 – Ensino de Ciências

 

Por MOTIVO SUPERIOR, o n. 17 (jul. – dez. 2014) com data de edição para dezembro de 2014, foi publicado em 1 de junho de 2015


O artigo I (Inédito) - DUARTE, Flávia Tocci Boeing; SILVA, Roberto Ribeiro da. A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE EJA, EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR (Alcoholic fermentation as a strategy for teaching chemical change to high school students - “EJA” mode - in an interdisciplinary perspective) - descreve uma proposta de estratégia para o ensino de Ciências, visando a apropriação do conceito de transformação química, por parte dos alunos, por meio da participação em uma oficina de experimentação temática, intitulada fermentação alcoólica. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação no ensino. Transformação química. Fermentação alcoólica. Educação de jovens e adultos. p. 3-21.

 

O artigo II (Inédito) - FEITOSA, Raphael Alves. UM JOGO DE CARTAS MARCADAS: COMO UM JORNAL VEICULA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A set of marked cards: as a newspaper comprises sustainable development) - analisa matérias do jornal Diário do Nordeste, meio de comunicação cearense, as quais versassem sobre a temática ambiental, como foco em desenvolvimento sustentável. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Meios de Comunicação. Jornal. Marxismo. p. 22-39.

 

O artigo III (Inédito) - SANTANA, Hélio Augusto de; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos S.; SANTANA, Cristiana de Cerqueira Silva. INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL: A COEXISTÊNCIA DA COMUNIDADE DE PESCADORES DE SANTIAGO DO IGUAPE - BA, O MANGUEZAL E O SAMBAQUI (Interfaces between environment and heritage education: the fishermen of community co-existence of Santiago do Iguape - BA, the mangrove and the sambaqui) - descreve a convivência da população da comunidade de pescadores de santiago do iguape - BA com o sítio arqueológico sambaqui e o manguezal. Palavras-chave: Manguezal. Sambaqui. Patrimônio. Educação. Degradação. p. 40-53.

 

O artigo IV (Inédito) - YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. A FALSA PERCEPÇÃO DE UM FATO NO ENSINO APRENDIZAGEM: ANALOGIAS PARA UMA DIDÁTICA DA CIÊNCIA (The false perception of a fact in teaching and learning: analogies for a didactic of science) - aprecia os problemas inerentes ao processo de ensino aprendizagem, principalmente com relação à dicotomia entre teorias didático-pedagógicas e suas utilizações em sala de aula, comumente relatadas na literatura, por meio de uma analogia com alguns elementos da epistemologia de Ludwik Fleck. Palavras-chave: Didática da Ciência. Fato Científico. Conexões Ativas. Conexões Passivas. p. 54-71.