Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas
Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico
Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos.

Editora: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos (Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas) - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713
http://www.valdeci.bio.br/revista.html

Revista indexada em:

 

NACIONAL

WEBQUALIS - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam - da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação - Brasil), em nove (atualizado em 27/out./2013) subáreas do conhecimento (conforme tabela da CAPES/2012): Ciências Biológicas: Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4), Ciências Humanas: Geografia (B4), Ciências Humanas: Psicologia (B3), Ciências Humanas: Educação (B4), Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (B4), Linguística, Letras e Artes: Artes/Música (B5), Multidisciplinar: Ensino: Ensino de Ciências e Matemática (B2), Multidisciplinar: Biotecnologia (C).

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br


INTERNACIONAL

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

REBIUN (Red de Bibliotecas Universitarias Españolas) - http://www.rebiun.org

n. 16 (jan. – jun. 2014), 1 jun. 2015 – Ensino de Matemática

 

Por MOTIVO SUPERIOR, o n. 16 (jan. – jun. 2014) com data de edição para junho de 2014, foi publicado em 1 de junho de 2015.


O artigo I (Inédito) - ALMEIDA, Valtemir Jesus de; MIRANDA, Deiziane Coutinho de; BRITO, Mirian Ferreira de. APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA (Mathematics learning: conceptions of teachers of the fifth grade of elementary school in a public school of Senhor do Bonfim, Bahia) – sintetiza e reanalisa uma pesquisa monográfica produzida no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado da Bahia. Procura analisar as concepções das professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma Escola Pública, em Senhor do Bonfim, Bahia, em relação às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos numa atividade avaliativa de matemática. p. 3-17.

 

O artigo II (Inédito) - BRITO, Mirian Ferreira de; MANRIQUE, Ana Lúcia. OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA (The mathematical knowledge of elementary school teachers: analysis of the pedagogy degrees in Bahia state universities) - procura por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental verificar e analisar alguns aspectos da formação para os conhecimentos matemáticos nas estruturas curriculares dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia das quatro Universidades Públicas do Estado da Bahia: UEFS, UESB, UNEB e UESC. Palavras-chave: Educação Infantil. Conhecimentos Matemáticos. Licenciatura em Pedagogia. Formação de Professores. Universidades Estaduais da Bahia. p. 18-35.

 

O artigo III (Inédito) - IGLIORI. Sonia Barbosa Camargo; ALMEIDA, Marcio Vieira de. ABORDAGENS DE ENSINO PARA CONCEITOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (Teaching approaches to concepts of differential and integral calculus) - trata de estratégias do ensino para os conceitos de função, continuidade, diferenciabilidade e equação diferencial. Palavras-chave: Ensino do Cálculo. David Tall. Tecnologia da Informação e Comunicação. GeoGebra. Educação Matemática. p. 44-63.

 

O artigo IV (Inédito) - LEONEL, André Ary; et al. A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MATEMÁTICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: SUPERANDO A VIRTUALIDADE (Distance education for math teachers: overcoming virtuality) - traz discussões e propostas para a formação de educadores matemáticos na modalidade à distância, com vistas à superação de barreiras impostas pela virtualidade na Educação a Distância (EaD). Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância. Formação de educadores matemáticos. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Pedagogia. p. 64-78.