Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas
Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico
Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos.

Editora: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos (Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas) - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713
http://www.valdeci.bio.br/revista.html

Revista indexada em:

 

NACIONAL
WEBQUALIS - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam - CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação - Brasil): - WebQualis/áreas de conhecimento (triênio 2010-2012) - Educação: B4, Psicologia: B3, História: C e Artes – Música: C
GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

 

INTERNACIONAL
CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx
DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es
GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br
IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx
LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

 

n. 13 (jul. – dez. 2012), dez./2012 – Diálogos Formativos


O número 13 (jul. – dez. 2012), dez./2012 – DIÁLOGOS FORMATIVOS – apresenta trabalhos que trazem diálogos formativos sobre: jogos pedagógicos, relações entre conhecimentos científicos e tradicionais, licenciaturas duplas em ciências, concepção sobre diversidade sexual, evolução humana, discursos sobre a família brasileira, ensinar/aprender cartografia nas séries iniciais, avaliação e autoavaliação como estratégias de aprendizagem efetiva, educação ambiental e a prática educativa e, transfusão de hemocomponentes.


O artigo I (Inédito) – YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; YAMAZAKI, Sérgio Choiti; ZANON, Ângela Maria. ELABORAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO EM UMA PERSPECTIVA BACHELARDIANA PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE GENE (ELABORATION OF A PEDAGOGICAL GAME IN A BACHELARDIAN PERSPECTIVE FOR LEARNING THE CONCEPT OF GENE) - problematiza a concepção errônea do sangue como transmissor das características hereditárias visando analisar o potencial aplicativo de um jogo pedagógico para a construção de conceitos relacionados à genética mendeliana, considerando a noção bachelardiana de impressão primeira, que foi aplicada à transmissão das características hereditárias. p. 3-20.

 

O artigo II (Inédito) – LIMA, Luciana da Anunciação; FREIXO, Alessandra Alexandre. SABERES E SABORES DO CAMPO: RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TRADICIONAIS NUMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO DA BAHIA (FLAVORING AND LEARNING IN THE COUNTRY: RELATIONSHIPS BETWEEN SCIENTIFIC AND TRADITIONAL KNOWLEDGE AT A FAMILY FARM SCHOOL ON SEMIARID BAHIA) - identifica as relações estabelecidas entre conhecimento tradicional e científico em aulas de ciências em uma escola família agrícola no semiárido baiano. p. 21-35.

 

O artigo III (Inédito) – LIELL, Cláudio Cristiano; TOGNI, Ana Cecília. JOGO ROLETRANDO DOS INTEIROS: UMA ABORDAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL (GAME ROLETRANDRO DOS INTEIROS: AN APPROACH OF WHOLE NUMBERS IN ELEMENTARY SCHOOL) - analisa uma experiência com o jogo matemático Roletrando dos Inteiros como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem. p. 36-51.

 

O artigo IV (Inédito) – TELES, Nayana Cristina Gomes. LICENCIATURAS DUPLAS EM CIÊNCIAS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA UNIVERSIDADE AMAZÔNICA (UNDERGRADUATE SCIENCE IN DOUBLES: CHALLENGES OF TEACHER TRAINING IN A UNIVERSITY AMAZON) - tem como foco as discussões acerca do processo de formação dos alunos de dois cursos de licenciatura dupla em ciências: Matemática-Física, Química-Biologia de uma universidade da Região Norte do Brasil. p. 52-74.

 

O artigo V (Inédito) – NEVES, André Luiz Machado das; et al. CONCEPÇÃO SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UMA CIDADE NA AMAZÔNIA (CONCEPTION OF SEXUAL DIVERSITY: A STUDY AMONG TEACHERS OF A PUBLIC SCHOOL OF A CITY OF THE AMAZON) – aborda sobre a concepção de diversidade sexual entre professores de uma escola localizada no contexto amazônico. p. 75-92.

 

O artigo VI (Inédito) – MOURA, Júlio Cesar da Silva; SILVA-SANTANA, Cristiana de Cerqueira. A EVOLUÇÃO HUMANA SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO (THE HUMAN EVOLUTION IN THE VISION OF HIGH SCHOOL TEACHER) - identifica as principais dificuldades dos professores de biologia para ensinar Evolução Humana. p. 93-108.

 

O artigo VII (Inédito) – AMORIM, Kamila; ABREU JUNIOR, Laerthe de Moraes. ANÁLISE DE DISCURSOS SOBRE A FAMÍLIA BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA (ANALYSIS OF SPEECHES ON THE BRAZILIAN FAMILY) – analisa discursos sobre a família e sua configuração na sociedade brasileira a partir de enunciados de cunho moral, religioso e patriótico, de meados do século XIX até a década de 1920. p. 109-124.

 

O artigo VIII (Inédito) – SANTOS, Ivaneide Silva dos. DIFICULDADES EM ENSINAR/APRENDER CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR/PEDAGOGO (DIFFICULTIES IN TEACHING / LEARNING CARTOGRAPHY IN THE PRIMARY SCHOOL: CHALLENGES IN TEACHER TRAINING / EDUCATOR) - reflete sobre a dificuldade de professores e alunos em ensinar/aprender Cartografia nas aulas de Geografia das séries iniciais. p. 125-139.

 

O artigo IX (Inédito) – FEJES, Marcela; GOUW, Monique Sian. AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EFETIVA: UMA EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO JUVENIL DE INVESTIGADORES EM CIÊNCIAS COM ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE CUBATÃO (SP) (SELF ASSESSMENT AND ASSESSMENT AS EFECTIVE LEARNING STRATEGIES AN EXPERIENCE OF A JUVENILE MEETING OF SCIENCE RESEARCHERS WITH STUDENTS OF THE NETWORK OF CUBATÃO (SP) PUBLIC SCHOOLS) - analisar como as habilidades de avaliação e de auto avaliação dos alunos, em um ambiente não-formal de ensino, são evidenciadas no processo de ensino/aprendizagem. p. 140-154.

 

O artigo X (Inédito) – ALMEIDA, Obertal da Silva; et al. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA EDUCATIVA: ESTUDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE DIVISA ALEGRE – MG (ENVIRONMENTAL EDUCATION AND EDUCATIONAL PRACTICE: STUDY IN A STATE SCHOOL OF DIVISA ALEGRE, MINAS GERAIS, BRAZIL) - analisar a prática educativa vivenciada pelos professores da Escola Estadual de Divisa Alegre - MG em relação à temática da educação ambiental. p. 155-173.

 

O artigo XI (Inédito) – ALMEIDA, Obertal da Silva; et al. CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DOS CUIDADOS PRESTADOS DURANTE A TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES (NURSING STUDENTS’ KNOWLEDGE ABOUT TREATMENT PROVIDED DURING TRANSFUSION OF BLOOD PRODUCTS) – discorre sobre o conhecimento de acadêmicos de enfermagem acerca dos cuidados prestados durante a transfusão de hemocomponentes. p. 174-189.

 

Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO (NOVO)

O Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO inaugurado no n. 11 (jul. – dez. 2011, dez./2011) objetivando publicar através de encartes e dossiês, memória de eventos científicos, neste número - n. 13 (jul. – dez. 2012) -, NÃO será publicado.