REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 08 (jan. – jun. 2010), jun./2010 – Tessituras

A Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line (INDEXADA ao Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), publicada in http://www.valdeci.bio.br/revista.html, é uma publicação semestral, com datas de lançamento em junho e em dezembro; apresenta-se ao público, com artigos agrupados em duas modalidades: Acervo de memórias e Inédito. O acervo de memórias agrupa trabalhos apresentados e/ou publicados em anais/resumos de eventos científicos, teses, dissertações, monografias e memoriais objetos de progressão na carreira docente. A modalidade inédito congrega trabalhos não publicados em quaisquer veículos de comunicação.

O número 08 (jun./2010) – TESSITURAS – apresenta trabalhos que destacam tessituras, nas quais o diálogo multirreferencial entre cultura científica e cultura humanística expressa interfaces formativas.

O artigo I (Inédito) - Afinal, qual o valor educativo ou formativo de um conteúdo como as “revoluções inglesas do século XVII” para os estudantes da educação básica? (SILVA, Eliane Brito; PINHEIRO, José Gledison Rocha) - discute a predominância de certos conteúdos nas aulas de História e nos manuais didáticos. p. 2-14.

O artigo II (Inédito) Estruturas cognitivas formais: reflexões sobre o acesso à universidade (PASCUAL, Jesus Garcia; NASCIMENTO, Nistai Almeida do) - aborda sobre o desenvolvimento de estruturas cognitivas formais como instrumentos psicológicos para a aprendizagem e o domínio de conhecimentos específicos exigidos aos candidatos por ocasião do vestibular. p. 15-29.

O artigo III (Inédito) O desenvolvimento profissional do professor de direito: reflexões (MOURA, Adriana Borges Ferro) - discute formas que se apresentam para o desenvolvimento profissional do professor de direito. p. 30-43.

O artigo IV (Inédito) Evolução do perfil coletivo do conceito de vida: relato de uma experiência (YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira) – relata uma experiência de ensino do conceito de vida.
p. 44-70.

O artigo V (Inédito) A interface saúde/cultura/ciência: a tessitura de discursos sobre o uso de plantas, animais e simpatias como terapia curativa (SANTOS, Valdecí dos) – estuda a tessitura de discursos sobre o uso de plantas, animais e simpatias como terapia curativa. p.71-86.