REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 07 (jul. – dez. 2009), dez./2009 – Re-alianças

A Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, indexada ao LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), apresenta ao público artigos agrupados em duas modalidades: acervo de memórias e inédito. O acervo de memórias agrupa trabalhos apresentados e/ou publicados em anais/resumos de eventos científicos, memoriais objetos de progressão na carreira docente. A modalidade inédito congrega trabalhos não publicados em quaisquer veículos de comunicação.

O número 07 (dez./2009) – RE-ALIANÇAS– apresenta trabalhos que destacam re-alianças, nas quais o ecótono epistemológico constituído pela Educação, Biologia e Tanatologia estabelece re-alianças oriundas do diálogo multirreferencial entre cultura científica e cultura humanística.

O artigo I (Acervo de memórias) - Relatos e memórias: uma tessitura de saberes e fazeres em práticas de formação de licenciandos dos cursos de química e de física da universidade federal do rio grande do norte (BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão) – busca a partir da Teoria das Representações Sociais, compreender como os licenciandos em Química e Física estavam pensando sobre seus campos disciplinares específicos e sobre aprendizagem, durante o percurso de formação inicial, especificamente na disciplina Psicologia da Educação. Como também, conhecer como pensavam sobre a mesma temática, os professores já em exercício docente em escolas públicas. p. 2-14.

O artigo II (Inédito) - As diferentes concepções de natureza, meio ambiente e ciências da natureza para alunos do ciclo básico da escola de artes, ciências e humanidades – EACH – USP (SANTOS, Joseane Aparecida Euclides dos; RODRIGUES, Juliana; IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori) – apresenta concepções acerca dos termos Natureza, Meio ambiente e Ciências da Natureza para estudantes que ingressaram em 2007 e 2008 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH / USP. p. 15-26.

O artigo III (Inédito) - Utilização do jardim sensorial como recurso didático (BORGES, Thaís Alves; PAIVA, Selma Ribeiro de) – apresenta o Jardim Sensorial como recurso didático, favorável à abordagem de temáticas relacionada à botânica, percepção sensorial e educação ambiental. p. 27-39.

O artigo IV (Inédito) - Memória e hipomnésia nos projetos de vida de adolescentes: Feira de Santana – BA (MACÊDO, Edna Lúcia Nascimento; SILVA, Maria da Luz; MOREIRA, Vicente Deocleciano) – estabelece uma análise comparativa da construção/realização do projeto de vida (1999 e 2002) de adolescentes institucionalizados oriundos do Projeto Menor Aprendiz da Fazenda do Menor (Feira de Santana – Bahia). p. 40-55.