REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 10 (jan. – jun. 2011), jun./2011 – Cultura Humanística

Revista indexada em:
CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx
DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es
GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br
IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx
LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

Editora: Profª. Dra. Valdecí dos Santos (http://lattes.cnpq.br/9891044070786713)

O número 10 (jun./2011) – CULTURA HUMANISTICA – apresenta trabalhos que destacam singularidades formativas da cultura humanística, compreendida como a expressão do movimento de construção/(des)construção/(re)construção do conhecimento objetivo-subjetivo do Homo sapiens sapiens, reconhecido e autorizado como sujeito objetivo-subjetivo.

O artigo I (Inédito) - HIGIENE MENTAL, EDUCAÇÃO E ORDEM SOCIAL: A NORMALIZAÇÃO DA CRIANÇA E A DIMENSÃO BIOPOLÍTICA (Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes) - tem por horizonte temático a influência do movimento higienista na educação, em específico, da Higiene Mental na concepção da criança na década de 1920 no Brasil. p. 3-17.

O artigo II (Inédito) – O PEQUENO HOMEM DAS GRANDES FLORESTAS: DIÁLOGO ENTRE SABERES E EDUCAÇÃO TRANSCULTURAL A PARTIR DE DERSU UZALA (Antonino Condorelli) - se propõe a explorar as estratégias de conhecimento e de interação com um ambiente natural não-urbano e as possibilidades de diálogo entre cultura científica e saberes não-científicos que emergem do livro autobiográfico Dersu Uzala de Vladimir Arseniev (1997) e do filme homônimo de Akira Kurosawa (1975), pensando em algumas possíveis implicações de tais reflexões para a educação. p. 18-37.

O artigo III (Inédito) – A CULTURA DE BASE AFRICANA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR (Cicera Nunes) – levanta uma discussão sobre a importância do ensino da cultura de base africana como possibilidade para o trabalho com a diversidade étnicorracial e para a afirmação da identidade de crianças e jovens negros/as que frequentam as escolas brasileiras. p. 38-50.

O artigo IV (Inédito) – REVISÃO DA ALTERIDADE SEXUAL: INTERCURSOS ESCOLARES, ALFABETIZANDOS E REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS (Thales Henrique Nunes Pimenta; Jussara Santos Pimenta) – apresenta um estudo qualitativo e exploratório do caso de um alfabetizando que – depois de assistir à cobertura jornalística do controverso caso de Geisy Arruda, que fora moralmente assediada em face de um vestido hipoteticamente curto por 700 cursistas da universidade paulista em que estudava – agrediu duas colegas de sua turma. p. 51-63.

O artigo V (Inédito) - OS INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS EM "O SÉCULO" (ESCOLA PORTUGUESA NA IMPRENSA: 1920) (Maria Neide Sobral) – busca entender os discursos jornalísticos que traduziram a modernidade pedagógica portuguesa no jornal O Século, durante a primeira década da República Portuguesa, particularmente nas matérias publicadas sobre as escolas primárias, em 1920. p. 64-77.

O artigo VI (Inédito) – FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO COMPROMISSO POLÍTICO (Cenilza Pereira dos Santos; Robério Pereira Barreto) - faz uma análise reflexiva sobre os cursos de formação de professores e sua finalidade pedagógica, compreendendo as relações que são estabelecidas entre o contexto de formação inicial, o espaço acadêmico e o contexto social em que vai atuar enquanto profissional, o espaço educativo seja ele escolar ou não. p. 78-90.

O artigo VII (Inédito) – OS SABERES DA EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DE LÍNGUA MATERNA: UM REPENSAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA (Ana Regina da Silva Dias) – fundado na metodologia biográfica narrativa discorre sobre formação de professores relatando as idas e vindas que ocorrem no processo de formação, os progressos e eventuais retrocessos do trabalho docente. p. 91-106

O artigo VIII (Inédito) – A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO: A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE PEDAGOGIA NA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL COMUNICAÇÃO E CULTURA (Isabel Magda Said Pierre Carneiro) - busca compreender a especificidade do trabalho pedagógico em espaços não escolares, a partir das ações realizadas por pedagogos. p. 107-119.

O artigo IX (Inédito) – A ANÁLISE DAS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS COMO TEMA GERADOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Adriana de Oliveira Andrade; Elisa Espósito) – apresenta os resultados de um trabalho que teve como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos, valores, e atitudes visando à formação de sujeitos críticos e participantes da realidade a que pertencem, a partir da análise das condições socioambientais locais. p. 120-132.

O artigo X (Inédito) – ENSINO PÚBLICO SUPERIOR E EXCLUSÃO ÉTNICA E RACIAL (Ari Lima) – tece algumas considerações sobre de que modo a ênfase sobre as questões racismo, preconceito, discriminação e desigualdade racial favorecem a percepção da diferença étnica e racial em sala de aula, e a compreensão da importância do desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas que valorizem as alteridades socialmente excluídas e o desenvolvimento de mecanismos de inclusão racial e étnica, particularmente, no ensino superior. p. 133-147.