REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 06 (jan. – jun. 2009), jun./2009 - Interfaces Formativas

A Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line apresenta-se ao público, a partir do n. 6 (jun./2009), com Conselho Científico constituído por profissionais de Universidades brasileiras atendendo a sua posição epistemológica, a Multirreferencialidade. Os artigos agrupam-se em duas modalidades: Acervo de memórias e Inédito. O acervo de memórias agrupa trabalhos apresentados e/ou publicados em anais/resumos de eventos científicos, memoriais objetos de progressão na carreira docente. A modalidade inédito congrega trabalhos não publicados em quaisquer veículos de comunicação.

O número 06 – INTERFACES FORMATIVAS – apresenta trabalhos publicados que destacam interfaces formativas, nas quais o ecótono epistemológico constituído pela Educação, Biologia e Tanatologia estabelece re-alianças com singularidades da cultura científica e da cultura humanística oriundas do diálogo complexo e multirreferencial com a História, a Literatura, a Antropologia, a Física, a Poesia, a Sociologia e a Educação sobre as dinâmicas formativas inerentes ao Homo sapiens sapiens.

O artigo I (Inédito) - Medida e poesia na constituição de uma educação científica (ARAÚJO, Valmir Henrique de) - reflete acerca da relação entre as noções de poesia e de medida, e da implicação do sujeito na construção do conhecimento para a elaboração de uma nova educação científica. p. 2-15.

O artigo II (Inédito) - Avaliação da apropriação conceitual no ensino de ciências por meio de atividades de educação ambiental (FERREIRA, Maria Elízia Pacheco; IMBERNON; Rosely Aparecida Liguori; ROMANO, Miriam Aparecida) - propõe atividades/intervenções desenvolvidas com crianças da 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental, que podem preceder estudos de meio e educação ambiental. p. 16-28.

O artigo III (Inédito) - Mulheres que não só dizem sim: violência sexual contra prostitutas de Feira de Santana – Bahia (MOREIRA, Vicente Deocleciano; SILVA, Maria da Luz; MACEDO, Edna Lucia do Nascimento; VASCONCELOS; Mara Larissa Lima) - analisa o significado da violência sexual para as profissionais do sexo de Feira de Santana, descrevendo este significado e identificando as formas utilizadas pelas profissionais do sexo para prevenir a violência sexual e os riscos de DST nas relações praticadas sob violência. p. 29-41.

O artigo IV (Inédito) - “Minha terra é menino”: memórias da princesa do sertão na poética de Eurico Alves Boaventura (SOUZA, Eronize Lima) – analisa os poemas do feirense Eurico Alves Boaventura, publicados em periódicos da Bahia entre os anos de 1928 e 1940, estabelecendo uma interface entre História e Literatura para estudar a cidade de Feira de Santana durante a década de 1930. p. 42-61.