REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 04 (jul. – dez. 2006), dez./2006 - Identidade Profissional

A Revista Metáfora Educacional, na versão eletrônica, editada pela bióloga Valdecí dos Santos, cumpre o papel de divulgar trabalhos acadêmicos enfocando relatos de experiências, resultados de pesquisas e projetos de pesquisas ancorados nas áreas da Educação e da Biologia. Sendo eixos temáticos, dentre outros, o ensino, a formação de professores, a prática docente, a profissionalização docente, o estágio supervisionado, a etnobiologia, o currículo, as metodologias de ensino.

O número 04 – IDENTIDADE PROFISSIONAL – Apresenta artigos construídos pela professora-bióloga no período de 2005 a 2006. Eles expressam a sua busca na construção de uma identidade profissional como professora-bióloga formadora de futuros professores-biólogos num curso de licenciatura.


Segundo Santos (2006)*, identidade profissional é compreendida como a expressão da singularidade do sujeito em seu movimento de construção / (des)construção / (re)construção profissional. Ela expressa a trajetória pessoal, os valores, as atitudes e as crenças que permeiam sua visão de mundo, o olhar sobre si próprio, e a singularidade desse sujeito produzida na alteridade.

Este número é composto de quatro artigos e uma resenha bibliográfica.

O artigo I - Por uma identidade profissional como professora-bióloga (Valdecí dos SANTOS) - apresenta um memorial do movimento de construção / (des)construção / (re)construção, da autora, na trajetória acadêmico-profissional, para instaurar sua identidade profissional como professora-bióloga.

O artigo II - O movimento de construção/(des)construção/(re)construção de um objeto de estudo (Valdecí dos SANTOS) – O artigo circunscreve a questão: Qual o caminho que o pesquisador deve percorrer para construir um objeto de estudo? A autora tomando como referência sua pesquisa de mestrado (SANTOS, 2003), que versa sobre o impacto que os sistemas de crenças apresentam na concepção científica do professor de Biologia; aborda o contexto de insurgências, opacidades e demandas suscitadas na construção do objeto de estudo.

O artigo III - O desejo em escolas famílias agrícolas (Valdecí dos SANTOS) – Considerando a escuta “do maior desejo” de discentes de cinco Escolas Famílias Agrícolas da Bahia, a autora, constrói um lugar para reflexão sobre o sujeito na relação com o saber, o currículo de formação de professores-monitores e o currículo das EFAs.

O artigo IV – A concepção do biólogo sobre a morte (Valdecí dos SANTOS & Maria da Conceição Xavier de ALMEIDA) – apresenta a construção da tese de doutoramento de Valdecí dos Santos.

A resenha bibliográfica realizada por Valdecí dos SANTOS, trata da dissertação de Mestrado de MIRANDA, Raquiel Andrade. Crenças religiosas, ansiedade e avaliação de conceitos em universitários. 1979. 135 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, 1979.

* SANTOS, Valdecí dos. Por uma identidade profissional como professora-bióloga. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 2., 2006, Salvador. Anais... Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2006. 1 CD-ROM. 18 p. (ISBN 85-86873-53-5).