REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 1 (jan. - jun. 2005), jun./2005 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE

A Revista Metáfora Educacional, na versão eletrônica, editada pela bióloga Valdecí dos Santos, cumpre o papel de divulgar trabalhos acadêmicos enfocando relatos de experiências, resultados de pesquisas e projetos de pesquisas ancorados nas áreas da Educação e da Biologia. Sendo eixos temáticos, dentre outros, o ensino, a formação de professores, a prática docente, a profissionalização docente, o estágio supervisionado, a Etnobiologia, o currículo, as metodologias de ensino.

O número 01 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE – Apresenta reflexões sobre Formação de Professores e Prática Docente a partir de experiências cotidianas. Este número é composto de quatro artigos e uma resenha bibliográfica.

O artigo I - Seres vivos: conteúdos científicos que dizem da formação de professores e do cotidiano escolar no ensino fundamental(Valdecí dos SANTOS) aborda a relação conhecimento científico/formação de professores, tendo como referência o conteúdo Seres Vivos no cotidiano do Professor do Ensino Fundamental.

O artigo II - Projetos de pesquisa em educação: um olhar sobre a formação do professor de Biologia (Valdecí dos SANTOS) - discute a necessidade da introdução de projetos de pesquisa em educação no processo de formação do biólogo, sendo foco a experiência na construção de projetos em educação pelos discentes na disciplina Metodologia do Ensino de Biologia (EDC 958), semestre 2003.2, do curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia da Universidade do Estado da Bahia.

O artigo III - A interface Etnobiologia-Educação: etnoconhecimentos de indivíduos da terceira idade sobre plantas medicinais e sua orientação terapêutica (Valdecí dos SANTOS, Selma dos SANTOS & Lívia Daniela dos Santos RAMOS) - relata uma etapa do Projeto Etnobiologia na Escola , desenvolvido pelo Centro Educacional Biosfera (destinado a Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries) no período de 1995 a 1999 na cidade de Feira de Santana – BA. Sendo objeto de estudo - “etnoconhecimentos de indivíduos da terceira idade sobre plantas medicinais e a sua orientação terapêutica”.

O artigo IV – A experiência de sala de aula de uma alfabetizadora: o estudo, a prática pedagógica e a reflexão ( Selma dos SANTOS ) – destaca a reflexão de uma professora, sobre o processo de construção/(des)construção/(re)construção para instaurar-se como Alfabetizadora, no período de 1986 a 1999, na Educação Infantil e nas classes de Alfabetização, na cidade de Feira de Santana – BA.

A resenha bibliográfica realizada por Antonio Geraldo da Silva Sá BARRETO trata da obra de: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 1º reimp. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.